terça-feira, 3 de abril de 2012

Oficinas de Regularização de Grupos de Agricultores Orgânicos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) está promovendo oficinas de regularização de grupos de agricultores orgânicos via Organizações de Controle Social (OCSs) e Sistemas Participativos de Garantias (SPGs) em todo território brasileiro. Os encontros têm como objetivo divulgar o processo de regularização entre técnicos multiplicadores.
Em Pernambuco, a oficina foi realizada no Campus do Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA), localizado em Glória do Goitá, nos dias 26 e 27 de março de 2012. Paulo Santana, coordenador de projetos do SERTA, realizou a abertura do evento.



Paulo Santana

A oficina foi conduzida por Rodrigo Machado Moreira e Beatriz Estamato, consultores da Coordenação de Agroecologia do MAPA.

Rodrigo Machado Moreira





Beatriz Estamato

Esteve presente, também, Vladimir Guimarães, fiscal agropecuário do MAPA, responsável pelo cadastamento e acompanhamento das OCPs e SPGs no estado de Pernambuco.


Vladimir Guimarães
Coordenador da CPOrg-PE


O primeiro dia da oficina foi destinado a Organização de Controle Social (OCS) com a exposição introdutória sobre o tema. Em seguida, houve apresentações de grupos de OCSs; trabalho em grupo sobre as dificuldades, formas de superação e outras questões relacionadoas com as OCSs; e o aprofundamento e debate sobre o controle social da Produção e comercialização.
O segundo dia foi destinado ao Sistema Participativos de Garantia (SPG) com a apresentação do Sistema de Certificação utilizado pela Rede Ecovida, realizada por Paulo Bellé, agricultor e membro do Conselho de Ética da Rede. Na sequência da programação, foram organizados grupos de discursão sobre os problemas e formas de superação na formação de uma SPG.


Paulo Bellé
Participaram do evento técnicos do MAPA, do SERTA, da UFRPE, do SEBRAE, OCSs e de Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade Orgânica (OPACS).




Participantes do evento














Nenhum comentário:

Postar um comentário