segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Intercâmbio - Atividade de Ensino


     Na disciplina de Extensão Rural oferecida nos cursos de Ciências Agrárias da UFRPE são abordados os conceitos do Diagnóstico Rural Participativo (DRP). Uma das ferramentas do DRP é a Travessia ou Caminhada Transversal. A travessia tem sido utilizada como importante instrumento pedagógico para se conhecer, ainda que minimamente e para além da sala de aula, a realidade de assentamentos rurais. Em termos práticos são organizados intercâmbios que envolvem alunos da disciplina e assentamentos rurais ou comunidades tradicionais em processo de transição agroecológica. O intercâmbio entre a turma de Engenharia Florestal e os agricultores do Assentamento Chico Mendes III iniciou 12 de setembro de 2011. Neste encontro, os alunos e os agricultores participaram de uma chamada caminhada transversal. Divididos em três grupos, percorreram trajetos diferentes e identificaram situações representativas do assentamento com o objetivo de conhecer e levantar as potencialidades e limitações das áreas visitadas, conforme o conhecimento dos assentados. Em seguida, cada grupo de alunos e agricultores elaborou e apresentou um diagrama de travessia com as informações coletadas em campo, que geraram debate e uma melhor compreensão do assentamento. 
     O segundo dia de intercâmbio ocorreu em 05 de outubro de 2011 com doação de sementes aos assentados.  Contudo, o objetivo principal foi definir com os agricultores, temas que serão abordados pelos alunos no próximo encontro marcado para dia 21 de novembro de 2011. Os temas foram definidos de acordo com a demanda dos assentados, concernentes aos problemas identificadas durante a caminhada transversal, e com a formação dos alunos.


Momento da apresentação da proposta
Grupo 1- Clarissa Freire, Renata Silva, Rayana Marques e Alison Dias
     O grupo 1 encarregou-se de uma oficina e uma palestra, a saber:
1. Oficina sobre a utilização do Nim (Azadirachta indica A. Juss.) no controle de insetos-pragas;
2. Palestra sobre sistema de captação de água da chuva.

Grupo 2

Grupo 3

Momento da apresentação das propostas aos agricultores

Momento da escolha das propostas pelos agricultores


     Para finalizar as atividades do segundo dia de intercâmbio, os alunos fizeram doação de sementes  para o Programa de Reflorestamento em curso no Assentamento.

 
Sementes de Cedro



 

Palavras-chave: agroecologia, agroecossistema, camponês, transição agroecológica


Nenhum comentário:

Postar um comentário