sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Agroecologia e Transição Agroecológica

A Agroecologia, enquanto ciência, apresenta princípios, conceitos e métodos para se reorientar o modelo produtivo convencional em direção a um modelo de agricultura alternativa ou de base ecológica, que respeita não só o ambiente, mas também os saberes dos agricultores.
O processo de mudança do manejo convencional para o alternativo, agroecológico ou orgânico tem sido chamado de conversão ou transição, que implica em aspectos biológicos ou agronômicos, normativos e educativos (KHATOUNIAN, 1999). O aspecto biológico inclui o “reequilíbrio” dos insetos e das condições do solo que exigem um tempo de maturação; o aspecto educativo, diz respeito ao aprendizado de conceitos e técnicas de manejo que viabilizam a agricultura orgânica e o aspecto normativo, consiste no enquadramento nas normas para o produto receber o selo de qualidade. A garantia de qualidade é conseguida em diferentes etapas: certificação de instituições, produtos alimentícios e insumos; assessoramento técnico; inspeções regulares e visitas de surpresa às instituições certificadas; análises laboratoriais; revisões anuais das normas, renovação de pedidos de certificação e uso de selo oficial de certificação (PASCHOAL, 1994).



Referências Bibliográficas 

PASCHOAL, A. D. Produção orgânica de alimentos: agricultura sustentável para os séculos XX e XXI. Piracicaba: Paschoal, 1994. 191p.

KHATOUNIAN, C.A. A reconstrução ecológica da agricultura. Botucatu: Agroecológica, 2001. 348p.

Palavras-chave: agroecologia, transição agroecológica e campesinato


Nenhum comentário:

Postar um comentário